sábado, 1 de junho de 2013

Um pouco sobre o colágeno.



Um assunto muito comentado no momento é o colágeno, muitas pessoas (assim como eu) têm dúvidas de como tomar e para que serve exatamente, então resolvi montar esse post com uma entrevista com o dermatologista Jardis Volpe. Claro que não faz milagre, nem emagrece, mas digamos que é a cereja do bolo, rs.
1. O que é o colágeno?
O colágeno é uma proteína, a mais abundante no corpo humano, pois está presente além da pele, em várias outras partes, como vasos, ossos, cartilagens, olhos. O colágeno é uma proteína que confere sustentação, e seu formato espacial, em forma de três hélices contorcidas, favorece a sustentação dos tecidos.

2. Qual a melhor forma de consumir colágeno para obter melhores resultados?
O colágeno é uma proteína grande, portanto, para a melhor absorção desse ativo, o melhor e consumi-lo em forma hidrolisado. Essa informação pode ser encontrada no rótulo como "Colágeno em pó hidrolisado". Isso quer dizer que ele já sofreu algumas quebras e fica mais fácil de ser absorvido.

3. Tem alguma marca que você indica para comprar?
Todas são mais ou menos iguais, mas eu indico comprar aquele que tenha algum sabor, pois o natural pode desagradar no gosto.

4. Alguma receita caseira com o colágeno?
Sim, misture 2 medidas (vem com o produto) do colágeno em pó, 1 sachê de gelatina sem sabor e 1 iogurte desnatado. Adoce se necessário e misture. Como como lanche da tarde. O colágeno é fonte de proteína e confere saciedade. A gelatina sem sabor ajuda na fabricação de ácido hialurônico, dando turgor e elasticidade para a pele. E o iogurte, fonte de probióticos, ajuda a manter a flora intestinal em ordem, importante para uma pele saudável, e facilita a absorção desses ativos.

5. Se tomarmos proteína não é a mesma coisa? Pois quando é "quebrada" vira colágeno, certo?
O que é preciso entender aqui é o seguinte: quando a gente toma o colágeno em pó a gente não vai mais fabricar mais colágeno, e sim evitar a perda muscular inerente com a idade. Iremos ajudar na construção de mais músculo. Para a formação de novo colágeno, o ideal é usar o silício orgânico, ativo importante na fabricação de novas fibras. O silício é vendido em forma de cápsulas manipuladas pelo dermatologista, e cada pessoa irá precisar de uma dose diferente, de acordo com alguns critérios que nós avaliamos no paciente.

6. Então devemos consumir apenas o colágeno hidrolisado, não é? Os outros tipos de colágeno, não.
Sim, para evitar perda muscular, e não fazer mais colágeno, pois ele já vem "pronto".

7. Colágeno em excesso também faz mal? O que pode acontecer?
Pode funcionar como um excesso de proteínas, dando sobrecarga renal, hepática, retenção de líquidos.

A gente pode encontrar colágeno hidrolisado na forma de cápsula, pó ou shot para beber. Vende nas melhores drogarias e lojas de suplementos.

Fotos de tratamentos com colágeno:

  





A seguir algumas dicas e informações da nutricionista Giovana Guido sobre o colágeno. Espero que tenham gostado. Determinação e perseverança à todos nós! Bjs. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...