sexta-feira, 14 de junho de 2013

Chá Verde - O que é mito? O que é verdade?


Todo mundo já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do chá verde para quem quer perder peso,não é? Como boa curiosa que sou resolvi dar uma pesquisadinha a respeito dele, afinal não dá pra aceitar tudo cegamente! Então, antes de decidir tomar indiscriminadamente, dá uma lidinha aqui, ok?!



Bj, FOCO, DETERMINAÇÃO e PERSEVERANÇA à todos nós! :)

1. O consumo do chá verde pode ajudar na perda de peso.
Verdade. Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

2. O chá verde não deve ser adoçado.
Parcialmente verdade. Não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçantes para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.

3. Beber chá verde é o mesmo que consumir água.
Mito. Além de cafeína, o chá verde contém outras substâncias benéficas para  organismo. A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, além de flavonóides, que fazem bem para circulação sanguínea.

4. Só deve beber chá verde quem quer emagrecer.
Mito. Estudos já mostram que o consumo regular do chá verde pode fazer bem à saúde. Pesquisas apontam que a bebida tem influência positiva no tratamento de inflamações e tumores, evita a hipoglicemia e o entupimento das artérias.

5. Não existem contraindicações para o consumo de chá verde.
Mito. Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequência cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.

6. Uma xícara de chá verde junto às refeições é o suficiente para a perda de peso.
Mito. Segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde tem o poder de aumentar em 4% a queima de gordura corporal em indivíduos que ingerem a quantidade estipulada pela American Dietetic Association (ADA): 4 a 7 xícaras diárias.

7. Os chás de saquinho e o efervescente são eficientes como a erva natural.
Verdade. Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.

8. A ação da bebida no organismo não tem relação com a sua forma de preparo.
Mito. A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80 º C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.

9. Para emagrecer, posso beber chá verde o dia todo.
Parcialmente verdade. Rico em cafeína, o chá pode interferir na qualidade do sono, principalmente, no caso de pessoas que já apresentam tendência para insônia. Considerada uma bebida estimulante, ela não deve ser consumida à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...