quinta-feira, 13 de junho de 2013

5 dicas para dar adeus ao efeito sanfona.



Durante toda a minha vida sempre soube bem o que o tal 'efeito sanfona' era, diminuir peso não era bem o meu problema, mas já manter... Era mais ou menos assim...




Quem tem problema com sobrepeso sabe bem o que é isso! Já li muito, já tentei muitos tipos de dieta e tudo isso só me fez concluir que o mais importante é construir um novo hábito de vida. É preciso ter muita paciência, ninguém dorme gordinho e acorda magrinho! No início a gente realmente se priva muito, até porque o que nós mais apreciamos é o que mais nos prejudica. Mas vamos pensar pelo lado bom, quando o processo de perda terminar, vem a dieta alimentar para manter. Os primeiros dias são bem difíceis, eu não nego, mas com um tempinho acostumamos, e tudo vai ficando mais fácil. E quando em algum momento você pensar em desistir, vislumbre onde você quer chegar, como você estará ao final do processo, com certeza resistir as tentações vai valer a pena! É assim que eu já estou há 1 mês sem refri, sem salgadinhos, chocolatinhos e os muitos excessos que eu cometia, compulsivamente na maioria das vezes. E olhe que passei por uma prova de fogo que você nem queira imaginar! Ir ao shopping, mais especificamente a praça de alimentação e sentir aquele cheirinho e ter que resistir ao delicioso fast food e cia... Adivinha! RESISTI! Comi um calzone (que é assado e não frito) com massa integral, recheado com brócolis e ricota (é uma delícia, eu juro)  e pra beber, um suco de laranja bem geladinho! E bingo! Esse foi meu extra! Acho que esse foi um dos momentos onde eu mais vacilei! 

Pois então, vamos ao que interessa! Quer saber algumas dicas pra dar um adeus ao efeito sanfona? Nada contra a sanfona, mas a deixemos com os músicos, é bem melhor, não é?! Leia carinhosamente e busque extrair o máximo de proveito na sua vida, pra que ela possa ser cada vez mais plena, saudável e feliz! Bjão. :)

5 DICAS PARA DAR ADEUS AO EFEITO SANFONA

1. Tenha metas reais! 
Não adianta desejar ter o peso de 20 anos atrás e achar que será muito fácil mantê-lo, sem sacrifícios. Então é preciso encarar a realidade e desejar emagrecer o suficiente para ter um peso possível  de alcançar e manter por muito tempo.

2. O organismo se acostuma ao novo peso!
Atingir o peso ideal é apenas uma parte do processo. Quando um pessoas emagrece e mantém o novo peso por um bom tempo, o organismo se adapta a esta novidade e é mais difícil recuperar os quilos eliminados. Quanto mais tempo, melhor. Uma dica simples para saber quanto tempo é preciso para que o corpo se acostume com o emagrecimento é imaginar o número de meses equivalente aos quilos eliminados. Isto significa que, se você perdeu dez quilos, precisa ficar dez meses sem que o ponteiro da balança sofra alterações.

3. Não tenha pressa!
Emagrecer faz bem para a saúde e a autoestima, mas é preciso ir com calma para alcançar os objetivos de forma saudável. Grandes perdas de peso em pouco tempo prejudicam o organismo e, em geral, implicam na rápida recuperação dos quilos perdidos. Isto não é, de longe, o ideal de quem mantém a dieta e pratica exercícios físicos regularmente. Portanto, tenha calma para chegar lá.

4. Encontre sua dieta ideal!
Cada pessoa deve encontrar o programa alimentar (isso sim se chama DIETA, não as loucuras as quais as pessoas se submetem) que combine com seu estilo de vida. Os nutricionistas indicam muito o sistema de pontos, com direito a tabela para calcular o cardápio diário (Leiam AQUI o post sobre o TecnoNutri, ele é uma mão na roda pra isso). A dica principal é anotar absolutamente tudo o que comer até se acostumar com a equivalência dos alimentos e saber exatamente aquilo que pode ou não colocar no prato.

5. Não seja radical!
Para você, fazer dieta é colocar um cadeado na boca? O ideal é não se privar de um alimento quando a vontade de consumi-lo for intensa. Coma uma porção não muito exagerada e tente compensar a ingestão de calorias comendo alimentos mais saudáveis na próxima refeição. 

Vamos combinar? Construa um hábito alimentar saudável, cortando os excessos e o corpitcho vai agradecer! Nossa autoestima vai ficar dando pulinhos e nós estaremos muito mais felizes e de bem com a vida! Vale ou não a pena?! Lembrem, à nós FOCO, PERSEVERANÇA e DETERMINAÇÃO!!! 

Como de costume... videozinho pra dar uma reforçada! Fiquem na santa paz de Deus e NUNCA desistam de acreditar em vcs! Se cair, LEVANTE! Bjs. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...